Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Hollande: Vitória nas eleições é “um êxito importante” para o Syriza, Tsipras e esquerda europeia

  • 333

O partido de esquerda Syriza, de Alexis Tsipras, é dado como o mais votado nas eleições antecipadas na Grécia

O Presidente francês considerou a vitória do partido de esquerda Syriza, nas legislativas antecipadas gregas, "um êxito importante para o Syriza e para [Alexis] Tsipras" e "uma mensagem importante para a esquerda europeia".

"A Grécia vai conhecer um período de estabilidade com uma maioria sólida", disse François Hollande em conferência de imprensa, em Tânger (Marrocos). Hollande acrescentou que se deslocará a Atenas "sem dúvida nas próximas semanas".

O Syriza conseguiu 35,47% dos votos, quando estão contados 38,63%. Os conservadores da Nova Democracia, liderados por Vangelis Meimarakis, obtiveram 28,07%.

Estas eleições antecipadas foram convocadas na sequência da demissão de Alexis Tsipras do cargo de primeiro-ministro, em 20 de agosto passado, depois de perder uma parte da sua bancada parlamentar devido a uma cisão de 25 deputados da ala mais à esquerda do partido, quando o parlamento grego aprovou um novo pacote de austeridade que Tsipras acordou com Bruxelas, recuando nas promessas de que iria acabar com a política de austeridade na Grécia.