Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Grécia terá novo Governo daqui a 3 dias

  • 333

ORESTIS PANAGIOTOU / EPA

Tsipras já está na sede do Syriza, pronto para se certificar de que os gregos lhe deram o terceiro voto de confiança em 2015. A abstenção subiu 10% em relação a janeiro e a distância entre o Syriza e a Nova Democracia diminui um pouco

“Teremos um governo dentro de três dias”, disse um alto responsável do SYRIZA à agência de notícias grega. O SYRIZA considera que as sondagens apontam para uma vitória “indiscutível” do partido liderado por Alexis Tsipras, acrescentando que a margem de vitória sobre o segundo partido mais votado, Nova Democracia, “irá variar entre 2 e 6 pontos percentuais”.

Noventa minutos após o encerramento das urnas, quando já estão contadas, cerca de 2800 assembleias de voto [num total de 19.513] , confirma-se uma clara vantagem do Syriza em relação à Nova Democracia de Meimarakis.

A confirmarem-se estes resultados, Tsipras continua a ser o político sensação da Europa em 2015, o homem que se mostrou capaz de vencer três sufrágios em menos de nove meses, e que desafiou a política de austeridade imposta pela instituições internacionais.