Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Escaparam da Síria, a filha nasceu-lhes no meio da fuga

  • 333

Queriam chegar à Hungria, mas ficaram barrados na fronteira - como tantos outros refugiados. A filha, de seis dias, é pois europeia - mas também refugiada. A família já pediu ajuda

Milhares de refugiados chegam à Europa todos os dias. Entre eles está Rahf. Uma bebé com apenas seis dias de vida. Nasceu durante a passagem dos pais pela ilha grega de Samos. Vinham da Síria. Estão “desesperados” por ajuda, não sabem o que fazer.

A história de Rahf foi publicada pela Sky News, que falou com o pai Yousef Aba Zeed e a mãe Anwar Aba Zeed. A bebé é um caso diferente, pois, ao contrário dos restastes refugiados, já nasceu em território europeu. A família disse que já pediu ajuda, mas as autoridades ainda não prestaram qualquer informação.

Estão a “desenrascar-se”, mas não sabem por quanto tempo vão conseguir. Saíram da Síria, atravessaram a Turquia, passaram pela Grécia, Macedónia e Sérvia. Como tantos outros, ficaram barrados na fronteira com a Hungria. A vedação de arame farpado não permitiu aos Aba Zeed continuarem caminho.

A legislação que entrou em vigor na passada terça-feira na Hungria dificulta a entrada de refugiados e migrantes no país. Qualquer pessoa que o tente fazer ilegalmente pode ser detida. Por agora, a Rahf e aos paos resta-lhes esperar.