Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Facebook vai finalmente ter o botão “não gosto”

  • 333

GETTY

Até aqui Mark Zuckerberg não tinha satisfeito o desejo dos utilizadores da sua rede social de terem também um botão para expressar o seu desagrado, devido ao receios de um impacto negativo que isso poderia causar, nomeadamente entre os anunciantes

“Eu penso que as pessoas pediram este botão ‘não gosto’ durante muitos anos. Hoje é um dia especial porque posso dizer que estamos a trabalhar nisso e a prepará-lo”, afirma o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em declarações proferidas nas instalações da empresa em Menlo Park, Califórnia, citadas pelo “Business Insider”.

Em 2014, o criador da rede social justificara a não inclusão do desejado botão “não gosto” considerando que isso iria potenciar aspetos sociais negativos. Aparentemente, um dos receios era de que a mudança fosse mal recebida entre os anunciantes.

Zuckerberg justifica a sua mudança de perspetiva referindo o exemplo das histórias sobre a crise dos refugiados sírios ou da morte de um ente querido como algo em relação ao qual não será adequado o botão “gosto”.

“O que eles (utilizadores da rede social) querem mesmo é a capacidade de expressarem empatia. Nem todos os momentos são bons momentos”, afirma.

Zuckerberg não diz quando é que o novo botão estará operacional , referindo que em breve será colocado em fase de testes, antes de ser implementado de forma generalizada. “É surpreendentemente complicado criar uma interação que será simples”, conclui.

Não é ainda completamente claro o modo como funcionará o novo botão (não se saber se será denominado mesmo como "não gosto"), mas à partida não poderá, por exemplo, ser usado relativamente às fotografias que as outras pessoas publicam nas suas páginas.