Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Bilionário egípcio quer comprar duas ilhas gregas para albergar refugiados

  • 333

Mohamed Abd El Ghany / Reuters

“É claro que é concretizável”, afirma Naguib Sawiris sobre o seu plano de abrigar refugiados sírios em ilhas gregas, aconselhando os que acham a ideia mirabolante a seguirem a regra do seu mundo empresarial: quem não tem uma solução melhor deve limitar-se a “calar a matraca”

O bilionário egípcio Naguib Sawiris diz que já identificou duas ilhas gregas pertencentes a privados que poderiam ser usadas para albergar refugiados sírios e que já encetou contactos com os proprietários para a sua aquisição, caso o Governo grego autorize o projeto.

Os contactos e o plano foram divulgados pela sua empresa de comunicação, através de uma mensagem publicada no Twitter.

Presidente da Orascom Telecom Media & Technology Holding, Sawiris declarara anteriormente à revista “Newsweek” estar disposto a gastar 177 milhões de euros para comprar a terra onde os refugiados seriam instalados, indicando que recebeu 10 mil emails a apoiarem o seu plano, muitos dos quais dispostos a ajuda-lo.

“É claro que é concretizável” respondeu àqueles que acham o seu plano mirabolante, acrescentando: “Se vocês têm uma ideia melhor, são bem-vindos. A regra no meu mundo empresarial é: qualquer pessoa que critique a minha solução e não tenha uma solução melhor, eu prefiro que cale a sua matraca”.

Na mensagem que divulgou no Twitter, explica que a melhor forma de incorporar doações para o projeto será a criação de uma empresa de ações com um capital de 88,4 milhões de euros. “Qualquer pessoa que doe irá obter ações da empresa, tornando-se então parceiro da ilha e do projeto. Deste modo, qualquer dinheiro investido não será totalmente perdido, uma vez que o bem (a ilha) irá permanecer”.