Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Sondagem na Grécia. Syriza e Nova Democracia praticamente empatados

  • 333

ARIS MESSINIS / AFP / Getty Images

Segundo a última sondagem realizada para a cadeia televisiva Skai e para o jornal “Kathimerini”, o partido de Alexis Tsipras está apenas 1% à frente nas intenções de voto em relação à Nova Democracia

A entrar na última semana de campanha para as eleições antecipadas na Grécia, o Syriza e a Nova Democracia encontram-se praticamente empatados, com o partido de Alexis Tsipras em ligeira vantagem (28,5%) em relação ao de Vangelis Memairakis (27,5%).

A sondagem, realizada pela Universidade da Macedónia para a cadeia televisiva Skai e para o jornal “Kathimerini”, revela assim um aumento do apoio da população ao partido de esquerda radical em 1,5% e em 0,5% ao partido de centro-direita.

Em várias sondagens e estudos de opinião (instituto GPO, Metron Analysis, Pro Rata), para além desta, o partido Aurora Dourada aparece sempre como a terceira força política, com as intenções de voto a variar entre os 4,9% e os 7% (esta última foi a percentagem registada pela sondagem da Universidade da Macedónia).

Segundo a mesma Universidade, a estes três partidos segue-se o Partido Comunista (6%), o PASOK (5,5%), o Potami (5%), a União de Centristas (4,5%), a Unidade Popular (3%) e os Gregos Independentes (2%).

Para além disso, cerca de sete em dez dos entrevistados afirmaram ter visto o debate dos líderes de sete dos oito partidos políticos esta quarta-feira, mas 84% garantiram que este não irá afetar as suas preferências. Já em relação ao desempenho destes líderes, 19% consideram que Evangelos Meimarakis (Nova Democracia) esteve melhor, contra 13,5% a garantirem que terá sido Alexis Tsipras.