Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Rainha Isabel II, a monarca britânica há mais anos no trono

  • 333

HUGO RITTSON THOMAS / ROYAL HOUSEHOLD / HANDOUT

Aos 89 anos, a Rainha Isabel II bate o recorde da sua trisavó, a rainha Victoria, tornando-se na única monarca britânica a ocupar há mais de 63 anos o trono de Inglaterra

Isabel II, rainha de Inglaterra, subiu ao trono a 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos. Passados 63 anos e sete meses, aproximadamente 23.226 dias, 16 horas e 30 minutos - ou seja às 17h30 desta quarta-feira - a monarca entrará para a História como a rainha há mais tempo no trono em Inglaterra, ultrapassando a rainha Victoria, sua trisavó.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, agradeceu a Isabel II, esta quarta-feira no Parlamento, pelo “extraordinário serviço prestado ao país durante mais de seis décadas”.

“A rainha é a nossa rainha e não podíamos estar mais orgulhosos dela. Ela serviu este país com uma infalível benevolência, dignidade e decência, e oxalá continua a fazê-lo por muito tempo”, sublinhou o primeiro-ministro britânico.

Cameron publicou ainda uma mensagem no Twitter onde confessou que “ao longo dos últimos 63 anos, Sua Majestade foi um poço de estabilidade num mundo em constante mudança”.