Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Dois jornalistas britânicos acusados na Turquia de pertencerem ao Estado Islâmico

  • 333

Jake Hanrahan, um dos jornalistas acusados

Jake Hanrahan e Philip Pendlebury foram detidos quando filmavam confrontos entre as forças de segurança e membros da juventude do Partido dos Trabalhadores do Curdistão. Também o seu tradutor iraquiano foi detido

Dois jornalistas britânicos e o seu tradutor iraquiano foram formalmente acusados por um juíz turco de participarem em atividades terroristas e de pertencerem ao autodenominado Estado Islâmico (Daesh).

Jake Hanrahan e Philip Pendlebury, que trabalham para o “Vice News”, e o tradutor que os acompanhava, Mohamed Ismail Rasool, foram detidos na quinta-feira em Diyarbakir, quando filmavam confrontos entre as forças de segurança e membros da juventude do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão).

Os três aguardam agora julgamento, cuja data não foi ainda fixada.

Contestando a acusação, representantes do “Vice News” alegam que em causa está uma tentativa de intimidação e falam em “censura” ao trabalho dos seus profissionais.

“São acusações infundadas e falsas“, afirmou à “Al Jazeera” Kevin Sutcliffe, vice-diretor de informação para a Europa. “Continuamos a trabalhar com as autoridades competentes para agilizar a libertação dos nossos colegas e amigos”, acrescentou.

Amnistia Internacional fala em “ultraje

Também a Amnistia Internacional exige que os jornalistas sejam libertados, falando em “ultraje” e numa decisão “bizarra”.

Por sua vez, o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) pediu às autoridades em Diyarbakir para libertar os detidos imediatamente.

“As autoridades devem proteger os jornalistas que fazem o seu trabalho, em vez de lhes colocarem uma mordaça", disse Nina Orgianova, do CPJ.

A prisão dos dois jornalistas faz crescer a preocupação em relação à liberdade de imprensa no país, onde vários profissionais da Comunicação Social têm sido alvo de processos judiciais por assinarem artigos que questionam o Governo.