Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Oficial: Grécia vai a votos duas semanas antes de Portugal

  • 333

RONEN ZVULUN/Reuters

Há muito que se suspeitava que as eleiçõesantecipadas na Grécia fossem marcadas para os últimos dias do próximo mês. Agora a data jáestá confirmada

Agora é oficial: a 20 de setembro há eleições na Grécia, duas semanas antes do 4 de outubro em que se decide Portugal. Os gregos são chamados às urnas pela terceira vez este ano (depois das legislativas em janeiro e o referendo em julho). Esta sexta-feira, o Presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, assinou o decreto que dissolve o Parlamento helénico e convoca eleições antecipadas para o próximo dia 20.

Segundo a agência de notícias ANA-MPA, após as eleições, o novo Parlamento reúne-se pela primeira vez a 1 de outubro, uma quinta-feira. Até lá, é Vassiliki Thanoufoi que assume as rédeas, uma vez que foi nomeada primeira-ministra interina. Pela primeira vez, há uma mulher a chefiar o Governo grego.

Na semana passada, a 20 de agosto, Alexis Tsipras pediu a demissão e a dissolução do governo. Na altura, 20 de setembro já era o dia apontado como o mais provável, mas agora é oficial.