Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Dois dinamarqueses presos por ensinarem a usar popular site de streaming

  • 333

Em causa está o Popcorn Time, popular site que permite assistir a filmes e séries gratuitamente, em desrespeito pelos direitos de autor. Mesmo sem estarem sequer diretamente ligados ao site, os dois dinamarqueses arriscam uma pena de seis anos de prisão

As autoridades dinamarquesas anunciaram a detenção de dois homens criadores de dois sites que davam indicações sobre como usar o Popcorn Time, o popular site de streaming que é uma espécie de “Netflix pirata”, permitindo assistir a filmes e séries online gratuitamente, em desrespeito pelos direitos de autor.

O inédito do caso é que os sites que os dois homens criaram não forneciam quaisquer conteúdos protegidos por direitos de autor, lilitando-se apenas a dar informações a quem pretendesse usar o site de streaming, que entretanto também foi encerrado na Dinamarca. Apesar disso, os dois indivíduos arriscam a ser condenados a uma pena de até seis anos de prisão.

“O caso é importante porque, primeiro, mostra que (os criadores de sites) podem ser descobertos pela polícia. Isto tem consequências e também envia a mensagem de que este comportamento é ilegal”, afirma em comunicado Michael Hellensberg, inspetor de uma unidade policial dinamarquesa de combate à fraude. “Temos a esperança de que terá um efeito desencorajador contra aqueles que se sentem confiantes de que podem sentar-se em qualquer lugar e tentar implementar aquele tipo de coisas”, acrescenta.