Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tsipras prepara-se para convocar eleições antecipadas

  • 333

CHRISTIAN HARTMANN / Reuters

Informação está a ser avançada esta quinta-feira pela televisão estatal ERT, na mesma semana em que foi aprovado o novo resgate a Atenas. O primeiro-ministro grego falará ao país às 20h (18h em Lisboa)

Depois de a possibilidade de eleições antecipadas na Grécia ter sido várias vezes colocada em cima da mesa, a televisão estatal ERT dá como certo este cenário: Alexis Tsipras deverá convocá-las esta quinta-feira e a data será anunciada ao final do dia. As eleições deverão ser convocadas para conter a instabilidade dentro do Syriza, depois de cerca de um terço dos deputados ter votado contra o terceiro resgate, aprovado esta semana.

Tsipras tem estado reunido com os seus principais conselheiros para decidir os próximos passos, segundo avança uma fonte oficial do Governo. Questionada sobre o anúncio que Tsipras deverá fazer esta quinta-feira para convocar eleições antecipadas, a mesma fonte responde apenas “tudo é possível.”

Já se avançam algumas datas para as legislativas: 13 ou 20 de setembro, apesar de no partido de Alexis Tsipras haver também quem defenda eleições em outubro.

O primeiro-ministro helénico falará aos jornalistas às 20h (18h em Lisboa), no mesmo dia em que o país realizou um pagamento importante de uma parcela da dívida (3,4 mil milhões de euros) junto do Banco Central Europeu e bancos centrais nacionais dos Estados-membros da União Europeia.

  • Atenas pagou 3,4 mil milhões de euros ao BCE

    O Tesouro grego amortizou as obrigações na posse do Banco Central Europeu e dos bancos centrais nacionais do Eurosistema que venciam esta quinta feira, usando a primeira tranche do terceiro resgate