Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Merkel mais preocupada com refugiados do que com a Grécia e o euro

  • 333

Na entrevista, a chanceler não descartou concorrer a um quarto mandato

JUERGEN DETMERS/ZDF

Em entrevista à televisão alemã, a chanceler destaca a questão dos refugiados como uma das maiores preocupações que a Europa enfrenta presentemente, muito mais do que a crise grega e a da moeda única

Angela Merkel diz que a crise dos refugiados e as guerras nas regiões vizinhas são temas que “nos vão ocupar muito mais do que a questão da Grécia e da estabilidade do euro”.

Numa entrevista dada este domingo à televisão pública ZDF, a chanceler alemã considera a situação dos refugiados “extremamente insatisfatória”, defende uma política europeia comum de asilo e a necessidade de se avaliarem as situações nos países devastados de onde os migrantes saem.

Em relação às preocupações com a crise grega, Merkel espera que o Fundo Monetário Internacional participe no novo pacote de ajuda a Atenas, ao qual é favorável, ainda que descarte a hipótese de um possível corte da dívida.

Na entrevista à ZDP, a chanceler pronunciou-se pela primeira vez sobre o tema, sublinhando o papel do ministro das Finanças alemão nas negociações e o apoio manifestado pela Irlanda e por Portugal. Sobre o sucesso do resgate mostra-se cautelosa, dizendo não existirem certezas sobre se vai funcionar, mas admitindo “haver esperança”.

A sua eventual candidatura a um quarto mandato não foi também afastada por Merkel..