Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Ministro das Finanças francês elogia “coragem” do Governo grego

  • 333

Michel Sapin, ministro francês das Finanças

ERIC PIERMONT/ GETTY IMAGES

O Executivo liderado por Alexis Tsipras “assume a sua responsabilidade como nunca antes o fez outro governo”, diz Michel Sapin, para quem o terceiro resgate à Grécia é “um plano concebido para ser bem-sucedido”

O ministro das Finanças francês, Michel Sapin, elogiou esta sexta-feira a “coragem” do Executivo de Alexis Tsipras, que “assume a sua responsabilidade como nunca antes o fez outro governo” grego, “quer socialista, quer de direita”.

O plano de ajuda à Grécia é “um plano concebido para ser bem-sucedido”, disse o ministro numa entrevista à rádio “France Inter”, quando questionado a propósito da aprovação pelo parlamento grego de um terceiro resgate à nação.

“Os 85 mil milhões de euros é a solidariedade que devemos à Grécia para permitir a toda a zona euro encontrar a estabilidade, a confiança”, estimou Michel Sapin.

Sapin assegurou que Tsipras está a “tomar decisões que nenhum Governo tomou antes na Grécia”, em particular em “matéria de poupança, de cobrança de impostos e de reformas profundas para permitir a recuperação económica”.

O terceiro plano de ajuda aprovado esta manhã pelo parlamento helénico deverá permitir a Atenas honrar o reembolso de 3,4 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu a 20 de agosto e começar a pagar aos fornecedores do Estado que estão sem receber há meses.

“É necessário voltar a trabalhar sobre a dívida grega”, afirmou Michel Sapin.
“É preciso trabalhá-la para permitir à Grécia retomar a respiração, o oxigénio, a atividade”, acrescentou.

Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se esta tarde em Bruxelas para se pronunciarem sobre o novo plano de ajuda à Grécia, em relação ao qual a Alemanha já disse “ter questões” que devem ser esclarecidas.