Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Com resgate aprovado, Tsipras quer agora uma moção de confiança

  • 333

Moção de confiança será apresentada a 20 de agosto

CHRISTIAN HARTMANN/ REUTERS

Divisão no seio do Syriza a propósito da votação do terceiro plano de resgate leva o primeiro-ministro grego a querer avaliar no Parlamento a continuidade do Governo

Face à divisão no interior do Syriza, que levou vários deputados do partido do Governo a votarem esta sexta-feira contra o terceiro plano de resgate à Grécia, o primeiro-ministro grego planeia apresentar no Parlamento uma moção de confiança, a ser discutida ainda este mês.

A informação foi avançada logo após ser conhecido o resultado da votação que terminou esta manhã na Grécia, com 222 deputados a votarem a favor do terceiro resgate, 64 contra e um total de 11 abstenções (outros três parlamentares faltaram).

O acordo acabou por ser alcançado com a ‘ajuda’ da oposição, já que o número de parlamentares do Syrisa a votar ao lado do primeiro-ministro ficou abaixo dos 120, o total estimado para o necessário equilíbrio e estabilidade do executivo.

Segundo as notícias publicadas em vários orgãos de comunicação, a moção de confiança será apresentada no próximo dia 20.