Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

“Bom dia. Bom resultado”. Schäuble otimista com gregos

  • 333

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfang Schäuble deu entrevista ao diário Süddeutsche Zeitung onde sugere a criação de um imposto europeu sobre a gasolina para lidar com a crise dos refugiados

JULIEN WARNAND/ EPA

Foi um ministro das Finanças alemão confiante que à saída do Eurogrupo falou num "sério esforço" da Grécia

Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão, mostrou-se confiante e otimista no acordo alcançado esta sexta-feira entre Bruxelas e Atenas. Schäuble tem sido um dos maiores críticos do comportamento do governo de Alexis Tsipras, mas admite que agora os gregos estão a entrar no caminho.

“Bom dia. Bom resultado”, disse, citado pelo “The Guardian”, o ministro aos jornalistas em conferência de imprensa no final da reunião do Eurogrupo.

O ministro alemão aplaude ainda a “a abordagem comum para a sutentabilidade da dívida grega” em outubro, que poderá trazer para o resgate o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Schäuble acredita que a instabilidade política em Atenas [a divisão de Syriza e pedido da moção de confiança ao Governo] não vão abalar o acordo. “Não viram como o Tsipras lutou contra o seu próprio parlamento para este programa”, respondeu aos jornalistas.

  • Há acordo: vem aí o terceiro resgate da Grécia

    Depois de meses de discussão e um empréstimo-ponte, a Grécia consegue finalmente o apoio político para um novo empréstimo. Em troca terá de aplicar fortes medidas de austeridade. Ministros das Finanças da zona euro deram o ok a memorando que já tinha tido o aval das instituições europeias e do FMI