Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Boa notícia para a Grécia. PIB cresceu 0,8% no 2.º trimestre

  • 333

FOTO RONEN ZVULUN/REUTERS

Atenas não voltou a entrar em recessão. Entre abril e junho, o produto interno bruto grego cresceu 08%, segundo o gabinete de estatística do país

No dia em que o Governo de Alexis Tsipras tem um novo teste no Parlamento, com a votação do terceiro programa de resgate, o primeiro-ministro grego tem razões para sorrir. A economia grega cresceu 0,8% no segundo trimestre face aos primeiros três meses do ano, de acordo com os dados preliminares da Agência Nacional de Estatísticas helénica (ELSTAT), revelados esta quinta-feira.

O crescimento positivo não era esperado: os analistas consultados pela Bloomberg anteviam uma contração do produto interno bruto (PIB) grego de 0,5%.

De acordo gabinete oficial de estatística grega, o PIB nominal recuou, porém, 0,7% ao longo do período, o que significa que o aumento do crescimento real foi impulsionado por uma queda significativa nos preços.

O organismo reviu também os números relativos ao primeiro trimestre, confirmando que a economia estagnou nessa altura e não contraiu - conforme tinha sido avançado inicialmente-, depois de cair 0,2% entre outubro e dezembro. Com efeito, a Grécia não voltou a entrar em recessão técnica, uma vez que o PIB não caiu por dois trimestres consecutivos.

É de esperar, contudo, que os números do próximo trimestre possam ser piores, dado que foi imposto no final de junho o controlo de capitais na Grécia.

De realçar que a estimativa divulgada pelo (ELSTAT) é provisória e deverá ser revista nas próximas semanas.