Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Uma destas 40 poderá vir a ser a próxima bandeira da Nova Zelândia

  • 333

Estas são as 40 bandeiras que um dia podem ser a “cara” oficial da Nova Zelândia

Governo da Nova Zelândia

Depois de sete meses a avaliar 10.000 bandeiras para substituir a atual, a Nova Zelândia apurou os 40 finalistas. A lista ficará reduzida a quatro em setembro. Seguir-se-ão dois referendos, de onde sairá a nova bandeira oficial do país

Sabe-se desde janeiro deste ano que o Governo da Nova Zelândia estava descontente com a sua bandeira, por considerar ser pouco original e demasiado parecida com a bandeira australiana - país irmão, mas rival. Esta quarta-feira, o Governo neozelandês apresentou os 40 desenhos finalistas, escolhidos entre 10.000 candidatos.

Os finalistas foram escolhidos por um painel de (e desculpe o palavrão) vexilologistas - peritos em bandeiras - que têm de encontrar até setembro os quatro desenhos que melhor representem o arquipélago do Oceano Pacífico.

Depois de escolhidos, os quatro desenhos finalistas irão a votos num referendo a realizar ainda este ano. Em março de 2016, um segundo referendo será feito, onde se irá decidir entre a bandeira finalista e a atual.

Críticas ao processo

Existem ainda setores da sociedade neozelandesa que lutam para manter a antiga bandeira. Por um lado, vários veteranos militares recusam ver a bandeira pela qual lutaram em guerras ser mudada, enquanto outros consideram não haver necessidade de mudar a bandeira, dizendo que todo o processo é uma manobra de diversão do primeiro-ministro John Key para afastar os holofotes de problemas mais graves.

Existem ainda aqueles que consideram as finalistas demasiado semelhantes, entre si e com a bandeira atual. Vários neozelandeses criticaram a falta de ambição e originalidade dos desenhos apresentados a concurso. Outros apontam ainda o dedo aos custos do processo: Até agora já custou € 18 milhões aos contribuintes.

  • Neozelandeses desenham nova bandeira

    Todos os cidadãos podem apresentar sugestões de novo design para a bandeira da Nova Zelândia. Apresentar a candidatura é muito fácil, basta fazer o upload na página oficial e depois é só esperar para saber se a proposta é uma das escolhidas para ir a referendo nacional.