Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tufão faz quatro mortos em Taiwan

  • 333

CHINA STRINGER NETWORK

O Soudelor passou por Taiwan e desloca-se para a China. As autoridades dizem que é o tufão mais potente do ano

Há registo, para já, de quatro mortos e morreram, 27 feridas e uma um desaparecido em Taiwan. A passagem do tufão Soudelor, que as autoridades dizem ser o mais potente do ano, deixou quase dois milhões de pessoas sem eletricidade e vai agora em direção à China.

O Soudelor provoca ventos que chegaram a atingir 250 quilómetros por hora e chuvas intensas que levaram à queda de árvores e semáforos. Por precaução, foram criados 43 abrigos temporários para alojar 1.300 pessoas retiradas das suas casas antes da chegada do Soudelor.

Segundo informações divulgadas pelo Centro de Operações de Emergência da ilha, uma menina de 8 anos e sua mãe são dois dos quatro mortos, a irmã gémea da criança está desaparecida. A família brincava numa praia na região de Yilan, no leste de Taiwan, quando foi arrastada pelo mar.

A agência de notícias Associated Press diz que os meteorologistas preveem que o tufão se transforme em tempestade tropical, porém, deverá continuar perigoso, pelo que as populações se devem manter em alerta.

O Soudelor segue em direção a oeste e calcula-se que atinja a costa da China ainda hoje.