Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Camião-bomba faz 8 mortos e 400 feridos em Cabul

  • 333

A potente explosão reduziu a frente dos edifícios das imediações a escombros

JAWAD JALALI/EPA

A potente explosão ocorreu ao início desta sexta-feira na capital do Afeganistão. Entre as vítimas encontram-se mulheres e crianças

Um ataque suicida com um camião-bomba fez 8 mortos e cerca de 400 feridos, ao início desta sexta-feira em Cabul. Todas as vítimas são civis, entre as quais encontram-se mulheres e crianças, segundo indicou a polícia.

A explosão ocorreu por volta da 1h da madrugada (3h30 em Portugal continental) perto de um campo militar em Shad Shahid, no leste da capital afegã, referiu uma fonte das forças de segurança. A potência foi tanta que deixou uma enorme cratera na estrada, com cerca de dez metros de profundidade, reduzindo a frente dos edifícios das imediações a escombros e foi ouvida até a 20 quilómetros de distância.

O atentado ainda não foi reivindicado, ocorrendo numa altura em que o os talibãs do Afeganistão preparam uma grande ofensiva. As explosões em Cabul continuam a ser frequentes, mas esta foi especialmente potente, segundo referiram testemunhas.

Um outro ataque suicida, levado a cabo pelos talibãs na quinta-feira contra a polícia afegã, numa localidade a sul de Cabul, causou seis mortos. Segundo o governador da província de Logar, Halim Fedaye, um bombista suicida, ao volante de um camião, fez-se explodir diante do posto de polícia de Pul-e Alam, capital provincial, a cerca de uma centena de quilómetros a sul da capital.

São os primeiros grandes ataques a terem lugar após o anúncio da confirmação da morte de Mullah Omar, o comandante supremo dos talibãs afegãos, que deixou o grupo perante uma crise de liderança.