Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tsipras diz que acordo com os credores está na “reta final”

  • 333

FOTO YIANNIS KOURTOGLOU/REUTERS

Primeiro-ministro grego assegura que a conclusão do acordo sobre o terceiro resgate irá pôr fim às dúvidas na zona euro, numa altura em que o receio é evidente entre os investidores

No dia em que a bolsa de Atenas volta a fechar no vermelho, com o banca a registar perdas que rondam os 25%, Alexis Tsipras tentou acalmar os mercados.

“Estamos na reta final do acordo. Apesar das dificuldades nós estamos temos esperança que este acordo poderá colocar fim à incerteza sobre a Grécia”, afirmou o primeiro-ministro grego citado pela Reuters.

As declarações do governante surgem cerca de uma semana depois da delegação helénica e os credores - Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu, Comissão Europeu e Fundo Europeu de Estabilidade - terem iniciado em Atenas as negociações com vista a um terceiro resgate.

O ministro grego das Finanças, Euclid Tsakalotos, reiterou esperar que o acordo estivesse concluído até ao próximo dia 20 de agosto, a fim de o país poder pagar o empréstimo de cerca de 3,2 mil milhões de euros ao BCE.

“Ninguém sugeriu do nosso lado que o calendário não será cumprido, nem mesmo a outra parte. As coisas estão pelo enpos a correr bem como esperávamos ”

Bruxelas alerta que ainda há várias pontos por concluir, embora admita que é possível cumprir o prazo. “Estamos a caminhar na direção correta e o trabalho intenso vai continuar. O prazo de 20 de agosto é amicioso, mas ainda assim realístico,” disse a porta-voz da Comissão Europeia Commission, Mina Andreeva.

Entretanto, a delegação helénica e a troika alcançaram esta quarta-feira um acordo sobre o calendário para a recapitalização dos bancos. "Os credores, tal como nós, querem que o processo se realize em breve, isto é até ao final do ano", afirmou o ministro grego das Finanças.

O governante explicou ainda que falta acordar o conjunto de reformas que vão ser lançadas agora e as que ficarão para outubro, assim como a avaliação do seu impacto.