Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Nova polémica com os Jogos Olímpicos de inverno 2022: depois da falta de neve, um plágio chinês

  • 333

As semelhanças entre a música de “Frozen” e “The Song of Ice And Dance”, o novo hino dos Jogos Olímpicos de inverno de 2022, na China, são muitas, levando vários chineses a criticarem o plágio. Veja o vídeo e faça o seu juízo

Eleita como anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2022 na passada sexta-feira, em menos de uma semana a China já conseguiu gerar polémica. “The Song Of Ice And Dance”, da autoria do compositor Zhao Zhao, uma das dez músicas escolhidas para representar a competição, é extremamente semelhante a uma canção que todas as crianças (e pais) conhecem de cor: “Let It Go”, o grande êxito do filme “Frozen”.

Muitos chineses mostraram já o seu descontentamento no Weibo - Twitter chinês - de Zhao Zhao: “não tens vergonha”, “podes parar de plagiar?!” ou “és uma vergonha para a China”, são algumas das mensagens que se leem na página da rede social.

Também no YouTube a indignação é muita: “Isto é um evento desportivo internacional. Se a China não tem compositores, ao menos contratava um estrangeiro”, diz um comentador chinês, “A China tem compositores excelentes, porquê plagiar?”, aponta outro crítico.

A verdade é que as músicas são bastante semelhantes, mas Zhao Zhao não comentou ainda sobre se as parecenças foram intencionais ou só uma grande coincidência. O Comité Olímpico ainda não se pronunciou sobre o futuro desta versão não oficial de “Let It Go”.

Pequim será a primeira cidade a acolher tanto os Jogos Olímpicos de verão como os de inverno. A capital chinesa superou o Cazaquistão por quatro votos (44 contra 40) numa votação renhida na passada sexta-feira, em Kuala Lumpur, na Malásia. Há a registar 85 abstenções.

O resultado causou controvérsia por um motivo simples: a neve natural não abunda em Pequim - e Jogos de inverno precisam de neve à altura.