Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Cameron. Cães e vedações para travar a passagem dos migrantes pelo Eurotúnel

  • 333

Suhaimi Abdullah/ Getty Images

David Cameron considerou a situação em Calais como "inaceitável" e vai enviar reforços para a fronteira

Centenas de imigrantes ilegais têm chegado a Calais, em França, para tentar atravessar o Canal da Mancha pelo Eurotúnel e chegar ao Reino Unido. Para travar esta situação que considera "inaceitável", David Cameron, primeiro-ministro britânico, disse que vão ser tomadas medidas rapidamente. Enviar mais cães para a fronteira e construir mais vedações são duas delas.

Foi no número dez de Downing Street, em Londres, que o líder do governo britânico anunciou as medidas: "Vamos colocar mais vedações, mais recursos, mais cães e mais assistência de todas as formas que conseguirmos. Temos pessoas a tentar entrar ilegalmente no nosso país e, aqui no Reino Unido, temos camionistas e pessoas que vão de férias que se deparam com potenciais atrasos", disse aos jornalistas o primeiro-ministro, citado pelo jornal "The Independent".

O reforço de agentes na fronteira vai permitir que o local seja vigiado 24 horas por dia. Quanto às novas vedações, estas não devem ser colocadas até à próxima semana.

O problema não pode ser resolvido apenas pelo lado do Reino Unido e,por isso mesmo, David Cameron e François Hollande, presidente francês, vão reunir-se nos próximos dias para decidir quais os passos seguintes.