Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Varoufakis só é culpado do mau gosto com camisas: como Tsipras protege o ex-ministro

  • 333

O ex-ministro das Finanças grego no Parlamento helénico, esta sexta-feira

ORESTIS PANAGIOTOU / EPA

Camisa de Varoufakis fez furor no Parlamento grego e nas redes sociais e Tsipras aproveitou-a para defender o seu ex-ministro das acusações de que é alvo

Foi com uma camisa original, em tons rosa e avermelhados e com diferentes tipos de estampado, que Varoufakis apareceu esta sexta-feira no Parlamento helénico. A aparição provocou uma onda de gozo nas redes sociais, numa altura em que o ex-ministro das Finanças é acusado de ter projetado um plano que implicaria a criação de uma economia à margem do euro, no caso da saída da Grécia da moeda única.

O primeiro-ministro grego tem saído em defesa de Varoufakis e voltou a fazê-lo esta sexta-feira - mas agora com comentários de moda pelo meio. “Varoufakis pode ter cometido erros, como todos nós... Podem acusá-lo do que quiserem no plano político, das suas declarações, do seu gosto por camisas, das férias em Aegina”, disse Tsipras no Parlamento. “Mas não podem acusá-lo de ser vigarista, roubar dinheiro do povo ou de ter um plano secreto para levar a Grécia para o precipício.”

Tsipras admitiu esta sexta-feira de manhã ter solicitado a Varoufakis que desenhasse um plano de contingência para uma eventual saída do país da zona euro, negando que tivessem intenções de tirar a Grécia da moeda única e garantindo que este era apenas um plano para ser acionado em caso de emergência.