Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Grécia. Sem alívio da dívida o FMI não entra no resgate

  • 333

YIANNIS KOURTOGLOU/ Reuters

Para entrar no terceiro resgate financeiro à Grécia, o FMI exige ainda que seja aplicado um pacote completo de reformas. Por agora, a instituição vai continuar a participar nas negocições

O Fundo Monetário Internacional (FMI) não vai participar no terceiro programa de assistência à Grécia se não houver garantias de alívio da dívida e de aplicação completa de um pacote de reformas, indicou esta quinta-feira um dos seus responsáveis.

"O FMI só participará se estas duas condições forem cumpridas", disse o responsável aos jornalistas, indicando que este processo poderá demorar meses.

Nos termos do acordo alcançado em Bruxelas a 13 de julho, os europeus colocaram como condição para um novo resgate à Grécia a participação do FMI, que nos últimos meses foi alvo de duras críticas da parte de Atenas.

Segundo o mesmo responsável, que pediu anonimato, a instituição vai continuar a participar nas negociações em curso na capital grega, mas só poderá apoiar o programa se o considerar completo e for garantida a sustentabilidade da dívida a médio prazo.

A instituição liderada por Christine Lagarde considera que este duplo objetivo só será atingido com "decisões difíceis" da parte de Atenas e dos europeus.

Até agora os parceiros europeus da Grécia só admitiram ponderar a opção de aliviar a dívida, enquanto o FMI, segundo o responsável, quer um compromisso "concreto e explícito" sobre esta questão.

Esta posição do FMI surge depois de o jornal Financial Times ter referido que numa reunião do conselho de administração realizada na quarta-feira a instituição foi informada das dificuldades de participação num terceiro resgate à Grécia devido à elevada dívida do país e à fraca implementação de reformas.

Segundo o jornal, a posição do FMI poderá ter consequências significativas, dado que a Alemanha tem afirmado que só conseguirá a aprovação do resgate de 86 mil milhões de euros no parlamento se o Fundo estiver envolvido.