Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Três mortos em queda de avião nos arredores de Tóquio

  • 333

Uma das vítimas morava numa das casas atingidas pelo aparelho. São ainda desconhecidas as causas do acidente, mas já foi aberto um inquérito

Um avião privado caiu este domingo em Chofu, numa zona residencial nos subúrbios de Tóquio, provocando três mortos e cinco feridos.

Entre as vítimas mortais encontram-se dois ocupantes da aeronave e uma habitante de uma das casas onde o aparelho se despenhou e incendiou. O cenário foi devastador, tendo-se as chamas propagado rapidamente a nove casas e dois carros.

Segundo o jornal “Japan Times”, o aparelho caiu por volta das 11h locais (3h em Lisboa), pouco depois de ter levantado voo num pequeno aérodromo.

O avião - um monomotor Piper PA-46 - transportava quatro passageiros, além do piloto, tendo três deles sobrevivido.

São ainda desconhecidas as causas do acidente, mas já foi aberto um inquérito. De acordo com a Autoridade japonesa da Segurança dos Transportes, as condições climatéricas eram perfeitas - como confirmou o Serviço Meteorológico local - e o aparelho nunca deu qualquer sinal de avaria, tendo sido alvo de manutenção a 22 de junho.

“Estou convencido de que o avião não tinha qualquer problema”, disse o presidente da Associação de Aernovaes nipónica Junji Koyama

O governo metropolitano de Tóquio decretou o encerramento do aeródromo de Chofu até as causas do acidente aéreo serem conhecidas. Entretanto, o Ministério dos Transportes japonês já pediu que fosse agilizado o processo.

KYODO/REUTERS