Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Começaram as sessões de cinema gratuitas para os sem-abrigo de Moscovo

  • 333

É uma iniciativa que se espera vir a contribuir para ajudar a integrar uma população cujos números cresceram imenso nas últimas décadas

Luís M. Faria

Jornalista

Uma organização que dá assistência aos sem-abrigo em Moscovo teve uma ideia que, não sendo talvez completamente inédita, é rara o bastante para chamar a atenção. Uma vez por mês, organiza uma sessão de cinema gratuita ao ar livre. Os sem-abrigo votam previamente o filme que querem ver. A escolha inaugural foi uma comédia de 1965 intitulada “Operação Y e as Outras Aventuras de Shurik”.

Durante a sessão, que decorre numa tenda onde se instala um ecrã, é ainda oferecida uma refeição quente, com chá e fruta no fim. Os sem-abrigo podem aproveitar para discutir os seus problemas, o que é tanto mais necessário quanto o número deles já atinge pelo menos largas dezenas de milhares só na capital russa.

Outra iniciativa de apoio aos sem-abrigo é a de uma organização que fornece serviços de limpeza e cabeleireiro (alguns dos voluntários são eles próprios sem-abrigo que têm a experiência necessária). E há o canal que um blogger criou no Youtube e onde conta a sua vida nas ruas. Com um número de subscritores que já ultrapassa os 23 mil, Zhenya Yakut, o blogger, espera começar a obter rendimentos de publicidade.