Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Federica Mogherini visita o Irão e a Arábia Saudita na próxima semana

  • 333

Vincent Kessler/Reuters

Chefe da diplomacia europeia quer abordar as relações bilaterais e os assuntos internacionais de interesse comum, além do acompanhamento da aplicação do acordo nuclear iraniano

A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, vai visitar o Irão e a Arábia Saudita na próxima semana, segundo foi anunciado esta quinta-feira. A deslocação surge na sequência do acordo sobre o programa nuclear iraniano alcançado em meados deste mês, no qual desempenhou um papel fulcral nas negociações.

Federica Mogherini visitará em primeiro lugar a Arábia Saudita, na segunda-feira, deslocando-se no dia seguinte para o Irão. Estão agendados vários encontros da responsável da UE nos dois países, para a discussão das relações bilaterais e de assuntos internacionais de interesse comum, além do acompanhamento da aplicação do acordo.

Foi no passado dia 14 de junho que o Irão e o grupo de países 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha) alcançaram em Viena um acordo sobre o programa nuclear iraniano, pondo fim a mais de uma década de impasse. O acordo pretende limitar a atividade nuclear do Irão em troca da suspensão gradual das sanções impostas ao país. O documento prevê a visita de inspetores das Nações Unidas (ONU) a instalações militares em solo iraniano.

Na altura, Mogherini considerou que o acordo constitui um "sinal de esperança para o mundo inteiro”. “É uma decisão que inaugura um novo capítulo nas Relações Internacionais e mostra que a diplomacia, coordenação e cooperação pode vencer décadas de tensões e confronto”, afirmou a chefe da diplomacia europeia.