Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Eurogrupo disponível para aliviar dívida grega e aumentar maturidades

  • 333

Quem o diz é Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos, que refere que o tema já foi consensualizado pelos países da zona euro

Os credores europeus terão aceitado aliviar os juros e prolongar os prazos de pagamento da dívida grega, de acordo com o comissário europeu para os Assuntos Económicos. A notícia é avançada pelo “Jornal de Negócios”, que cita declarações à rádio RMC por parte Pierre Moscovici.

Segundo este jornal, o comissário europeu para os Assuntos Económicos admite que o alívio da dívida grega a muito curto prazo já foi discutido pelo Eurogrupo e poderá ser posto em prática “depois das negociações de um bom programa de desenvolvimento e assistência”. Porém, segundo o comissário francês, a ajuda dos credores ficará condicionada ao cumprimento por parte da Grécia das condições do terceiro programa de assistência financeira.

“Chegámos a acordo para aliviar o encargo com os juros, e para prolongar a maturidade da dívida. É algo que pode ser feito quando chegar a hora, depois das negociações de um bom programa de desenvolvimento e assistência”, disse Moscovici, segundo a mesma notícia do “JN”.

O alívio da dívida grega continua em cima da mesa e até a chanceler Angela Merkel, que sempre foi contrária à ideia, já admite a hipótese de aliviar a dívida de Atenas, mas sempre nuam fase posterior deste processo negocial. Para já, segundo a líder alemã, importa fechar com o governo grego as condições do acordo para um terceiro resgate.