Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Coreia do Norte não está interessada em acordo nuclear

  • 333

O líder norte coreano Kim Jong-un tem prosseguido com o seu programa nuclear

RODONG SINMUN/EPA

O regime de Pyongyang diz que o seu programa nuclear destina-se essencialmente a dissuadir os Estados Unidos de atacarem o seu território, não tendo interesse em seguir o exemplo do Irão

A Coreia do Norte confirmou esta terça-feira não ter interesse em negociar um acordo para o nuclear semelhante ao estabelecido pela comunidade internacional com o Irão, declarando que não tenciona abdicar do seu armamento nuclear enquanto os Estados Unidos mantiverem políticas hostis contra si.

“Não é lógico comparar a nossa situação com o acordo nuclear iraniano porque sempre fomos sujeitos às provocações militares dos Estados Unidos, incluindo exercícios militares conjuntos e uma grave ameaça nuclear”, declarou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, citado pela agência noticiosa oficial.

“Não temos qualquer interesse no diálogo com a comunidade internacional em matéria de uma paralisação unilateral do programa nuclear ou para abdicarmos das nossas armas nucleares”, acrescentou.

O programa nuclear da Coreia do Norte tem suscitado grandes preocupações. O país levou a cabo testes com armas atómicas em 2006, 2009 e 2013 e os analistas acreditam que já tenha um pequeno, mas crescente, arsenal de armas nucleares.

Desde o final da Guerra da Coreia (1953), os EUA mantêm uma presença militar na Coreia do Sul. Admite-se que hoje o efetivo norte-americano ronde os 28.500 militares.