Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Bruxelas sobre a Grécia: “Estamos a assistir à solidariedade europeia em ação”

  • 333

STRINGER / Reuters

Comissário do euro considera que esta foi uma semana de “decisões importantes” para a Grécia, mas deixa um recado: “A solidariedade vem com responsabilidade”. Atenas recebe €7 mil milhões na segunda

O vice-presidente da Comissão Europeia e comissário do euro, Valdis Dombrovski, congratulou-se esta sexta-feira com o facto de ter sido alcançado um acordo quanto ao financiamento-ponte, evitando que o país entre em incumprimento.

“Aquilo que estamos a assistir é a solidariedade europeia em ação”, afirmou Valdis Dombrovski, numa declaração divulgada no site da Comissão.

De acordo com o responsável, esta foi uma semana de decisões importantes para a Grécia - com a aprovação pelo Parlamento helénico do programa de reformas que permitirá o país ser alvo de um terceiro resgate, o acordo de princípio do Eurogrupo para iniciar as negociações com Atenas e a aprovação do financiamento intermédio -, embora alerte que ainda são muitos os desafios.

“Aqueles que dizem que falta solidariedade na Europa estão enganados. Mas a solidariedade vem com responsabilidade”, adverte Dombrovski.

FRANCOIS LENOIR / Reuters

O comissário do euro lembra aliás que o documento oficial que saíu da Cimeira do Euro refere que os riscos de não se concluírem as negociações depende apenas da Grécia.

“As decisões desta semana são os primeiros aspetos que contribuem para restaurar a confiança [em Atenas]. Mas existe ainda um longo caminho pela frente”, conclui.

Na quarta-feira, Dombrovski tinha dito que a "Grécia está a pagar juros míseros" e que os "empréstimos da zona euro não constituem um problema imediato", um dia depois de ter sido divulgado um relatório do FMI que considerava a dívida helénica "insustentável".

A Grécia vai receber 7,16 mil milhões de euros já na próxima segunda-feira, podendo pagar os empréstimos devidos ao Banco Central Europeu e ao FMI.