Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Num segundo ele está lá, no outro desaparece. O vídeo da fuga de “El Chapo” da prisão

  • 333

Cela do narcotraficante Joaquin 'El Chapo' Guzman, momentos antes da sua evasão

D.R.

Uma câmara vigiava todos os passos do narcotraficante dentro da cela, mas havia um ângulo morto... Guzman sabia e aproveitou-o, como se comprova no vídeo da fuga entretanto divulgado. EUA já se comprometeram a ajudar à sua captura

20h52 - Foi precisamente a esta hora que o narcotraficante mais procurado do mundo, Joaquin “El Chapo” Guzman, se evadiu de uma prisão de máxima segurança do México, no último sábado. A hora exata é confirmada pelo vídeo da fuga, divulgado esta terça-feira pelas autoridades mexicanas.

“El Chapo” tinha uma câmara de vídeo dentro da cela que monitorizava todos os seus passos. Mas parece que não foi suficiente, já que Guzman aproveitou um ângulo morto, dentro do polibã e em apenas dois segundos desapareceu da cela para dentro de um túnel com cerca de 1500 metros, que ligava o estabelecimento a um prédio fora da área prisional.

As autoridades mexicanas não baixam os braços para encontrar o narcotraficante. Depois de terem anunciado esta segunda-feira uma recompensa no valor de 3,8 milhões de dólares (3,5 milhões de euros) pela sua captura, receberam apoio dos Estados Unidos. O ministro do Interior do México, Miguel Ángel Osorio, e o embaixador norte-americano Anthony Wayne acordaram, esta terça-feira à noite, reforçar a coordenação e colaboração entre ambos os países para encontrar “El Chapo”.

“De igual forma, concordaram em manter uma comunicação constante e uma troca de informação institucional para ajudar a cumprir este objetivo”, lê-se numa nota oficial. “Wayne reiterou a confiança e o apoio do Governo dos Estados Unidos ao México nesta missão”.

Esta é a segunda vez que Guzman escapa da prisão. A primeira ocorreu em 2001, quando o narcotraficante escondeu-se dentro de um cesto da lavandaria depois de ter subornado alguns responsáveis prisionais.