Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

“Infeção persistente” obriga à hospitalização de Desmond Tutu

  • 333

Desmond Tutu e a mulher Leah, durante a mais recente aparição pública do arcebispo anglicano, aquando dos festejos pelo 60.º aniversário do casamento de ambos, a 2 de julho, na Cidade do Cabo

Mark Wessels / Reuters

Aos 83 anos, o arcebispo emérito da Cidade do Cabo e Nobel da Paz luta contra um cancro

O Nobel da Paz sul-africano Desmond Tutu, de 83 anos, foi hospitalizado devido a uma "infeção persistente", informam esta quarta-feira os media locais.

A família do arcebispo emérito da Cidade do Cabo anunciou que o líder anglicano deu entrada no hospital, num comunicado difundido na noite de terça-feira, em que a sua filha Mpho se mostra esperançada de que possa regressar a casa ainda esta semana.

Apesar da sua retirada formal da vida pública em 2010 e dos recorrentes problemas de saúde que tem enfrentado, Tutu é muitas vezes considerado como o guia moral da África do Sul, devido à sua postura crítica e franca face à injustiça, seja no território sul-africano como a nível internacional.

Em dezembro último, Tutu, uma das figuras centrais do movimento contra o apartheid, cancelou a sua participação num encontro dos Prémio Nobel em Roma para iniciar um novo tratamento oncológico, devido ao cancro da próstata que lhe foi diagnosticado em 1997.

A mais recente aparição pública do carismático religioso teve lugar no início deste mês, quando celebrou com a sua mulher Leah o 60.º aniversário de casamento na catedral de São Jorge, na Cidade do Cabo.