Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

"Acordo improvável" sobre novo programa de ajuda à Grécia

  • 333

Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia

FRANCOIS LENOIR / REUTERS

Valdis Dombrovskis, o número dois da Comissão Europeia, mostrou-se pouco confiante num acordo sobre a Grécia este domingo. A cimeira de líderes dos 28 agendada para o final da tarde foi, entretanto, cancelada

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo euro, Valdis Dombrovskis, admitiu hoje, à chegada a nova reunião do Eurogrupo em Bruxelas, que é "improvável" que os ministros das Finanças da zona euro cheguem a um acordo sobre um novo programa de ajuda à Grécia.

"O Eurogrupo vai continuar as discussões. Como viram, (as discussões de sábado) foram bastante complicadas, por isso esperamos mais progressos hoje. Acho que é relativamente improvável que a Comissão Europeia receba hoje um mandato para iniciar negociações formais relativamente ao terceiro programa, mas acho que o Eurogrupo pode preparar e impulsionar as discussões dos líderes mais tarde", disse, referindo-se à cimeira da zona euro prevista para as 16:00 locais (15:00 de Lisboa).

Entretanto, o presidente do Conselho Europeu Donald Tusk optou por cancelar a cimeira de líderes europeus que estava marcada para esta tarde e adiantar o início da cimeira sobre o euro - mais concretamente o pedido de resgate grego - para as 16:00 (15:00 em Lisboa). Tusk acrescentou, no Twitter, que a reunião deverá durar até "se concluirem as conversações sobre a Grécia".