Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Parlamento grego aprova austeridade horas antes da reunião do Eurogrupo

  • 333

O Parlamento grego aprovou esta madrugada o novo pacote de medidas de austeridade que foi entregue pelo Governo aos credores internacionais

CHRISTIAN HARTMANN / REUTERS

Os deputados gregos aprovaram o novo pacote de medidas que o Governo apresentou aos credores a poucas horas da realização de um novo Eurogrupo que pode ser decisivo

O Parlamento grego aprovou hoje o pacote de reformas económicas que o Governo apresentou aos credores, na quinta-feira, com o objetivo de assegurar um novo resgate da União Europeia.

A votação contou com 251 votos a favor, 32 contra e oito abstenções, que foram, na totalidade, dos deputados do Syriza, como o ministro da Energia, Panayotis Lafazanis, e a presidente do parlamento, Zoé Konstandopulu.

Antes da votação, e perante o anúncio de que alguns deputados do Syriza não iam apoiar a proposta, o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, fez um discurso de apelo à unidade.

Tsipras afirmou que o procedimento era necessário para que o ministro das Finanças, Euclides Tsakalotos, tivesse o máximo de apoio e, assim, pudesse obter o melhor resultado possível.

O primeiro-ministro grego reconheceu que o Governo fez muitas concessões na proposta enviada aos credores, em relação ao programa inicial do partido, em troca de manter o país no euro e garantir financiamento, investimento e a restruturação da dívida. 

"Não quero ocultar a verdade. O acordo que se vai debater no Eurogrupo (integrado pelos ministros das Finanças dos países da zona euro) está distante do nosso programa", afirmou no discurso que fez no parlamento antes votação.

"Devemos admitir que o que nos pedem é difícil. Melhor que um ultimato, mas difícil", afirmou, sublinhando que o país tem agora, "pela primeira vez, a possibilidade de fazer desaparecer a discussão sobre o 'Grexit' [saída do euro]".

Depois da luz verde no Parlamento, o Governo grego espera agora obter aprovação do Eurogrupo, que hoje examina a proposta.