Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

500 famílias recebem uma ovelha e um carneiro na Sibéria

  • 333

FOTO BART MAAT/AFP/GETTY

 Pode parecer estranho, mas não é uma iniciativa social inédita na Rússia 

Luís M. Faria

Jornalista

O governador da região siberiana de Kemerovo acaba de anunciar um programa de assistência social que, sem ser completamente inédito, ainda assim é invulgar que chegue para despertar a atenção. 500 famílias pobres e numerosas - no mínimo, com três filhos - vão receber uma ovelha e um carneiro cada. Ao todo, mil animais ajudarão a garantir a sobrevivência, alimentar e não só, de parte da população nessa província remota da Rússia.

Não é a primeira vez que uma iniciativa do género acontece no país. Em anos recentes, foram emprestadas vacas a mais de quinhentas famílias na província igualmente siberiana de Buryatya (no caso de Kemerovo, trata-se de uma oferta). E na república caucasiana de Ossétia do Norte, deram-se vacas a trinta famílias grandes. 

Consta que na Ossétia os animais até foram entregues com lacinhos nos cornos. Em Kemerovo não se sabe como vai ser, mas é provável que o governador Tyleyev, há muito tempo no poder, também aproveite para fazer o papel do líder benévolo que olha pelos humildes.