Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Facebook tem novos ícones. Figuras femininas em lugar de destaque

  • 333

O Facebook criou um visual de verão para alguns dos seus ícones. Saiba o que mudou

FOTO REUTERS/Robert Galbraith

A rede social que Mark Zuckerberg fundou em  2004 fez uma ‘operação plástica’. Saiba o que mudou e veja a explicação gráfica da designer Caitlin Winner

O facebook redesenhou alguns ícones que identificam funções importantes para a navegação nesta rede social: a que mais chamará a atenção do utilizador é o novo visual do ícone que identifica os 'pedidos de amizade'. Ou seja, o facebook tornou-se mais amigo das regras de educação que dão a 'primazia às senhoras'; o símbolo que mostra a existência de novos pedidos de amizade está no mesmo local do site da rede social, mas no novo ícone a figura feminina surge em primeiro plano, mais para esquerda de quem olha para o écrã, e a masculina por trás e à direita.

 Pode-se dizer que Zuckerberg anda a tentar ser um verdadeiro "gentleman", e por isso alterou a ordem do género das figuras no ícone 'pedidos de amizade'. O criador do facebook não se ficou por aqui e deu ordens aos seus designers para aproximaram as duas figuras.

Há mais mudanças na rede social para além do ícone 'pedidos de amizade'. O símbolo que identifica os 'grupos' a que o utilizador está ligado, registou pequenas mudanças nas figuras femininas e masculinas; a partir de agora, a terceira figura presente neste ícone, não identifica nenhum género, tornando-se ainda mais neutra.

Verdade seja dita que estas alterações são mínimas e vão passar despercebidas. Só quem estiver muito atento e for muito bom observador - tipo consumidor de passatempos "descubra as diferenças" - dará pelos novos ícones. Mas o Expresso dá uma ajuda e diz quais são:  por exemplo, os símbolos com uma única figura foram ao 'cabeleireiro', apresentando-se com um novo visual.

Caitlin Winner é a designer responsável pelas mudanças: “A minha primeira ideia foi desenhar uma silhueta dupla, com duas pessoas de tamanho igual, sem uma linha a indicar quem estava à frente. Dezenas de tentativas depois abandonei esta abordagem, por não conseguir fazer um ícone que não parecesse uma besta mítica de duas cabeças”.

Mal terminou a concepção dos novos ícones, Caitlin, partilhou-os com os seus colegas da rede, que os começaram a testar no facebook de forma restrita. Agora, Caitlin, dá uma explicação gráfica aos milhões de utilizadores da rede social. 

Esta não é a primeira alteração realizada pela rede social. Em 2014, o ícone que identifica as notificações (com a imagem de um globo), foi redesenhado para que os utilizadores de algumas zonas do mundo, nomeadamente a Europa, deixassem de ver o continente americano no centro.