Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Dalai Lama celebra aniversário falando de compaixão e de terroristas

  • 333

MIKE NELSON/EPA

O líder espiritual tibetano no exílio completa esta segunda-feira 80 anos de vida. As celebrações arrancaram domingo e prolongam-se até terça-feira

A intervenção de Dalai Lama na “cimeira mundial da compaixão” - domingo, perante as 18 mil pessoas que lotavam um Honda Center em Anaheim, na Califórnia, Estados Unidos - marcou o arranque das celebrações do seu 80ª aniversário.

Segundo o calendário lunar tibetano, o aniversário tem lugar esta segunda-feira, mas está a ser assinalado com a cimeira de três dias, que decorre até terça-feira.

"Vimos todos da nossa mãe. Todos temos uma experiência profunda, todos compreendemos a reação maternal. Alguns, incluindo aqueles a quem chamamos terroristas (...) têm também a capacidade de sentir compaixão", declarou, na intervenção que foi transmitida em direto pela internet.

"Certas pessoas que exploram o ódio... Se exprimirmos uma mensagem de amor, uma mensagem de compaixão para com essas pessoas... elas vão perceber que a paz é a única maneira de a humanidade sobreviver", disse ainda o líder espiritual tibetano e Nobel da Paz.

Bilhetes para o evento entre os 31 e os 163 euros

Realizada em homenagem a Dalai Lama a “cimeira mundial da compaixão” arrancou em Anaheim e prossegue agora na Universidade da Califórnia em Irvine. Para o primeiro dia o preço dos bilhetes variaram entre entre os 31 e 163 euros. Para os restantes chegam aos 84 euros.

Os organizadores apelaram a que as pessoas dos mais diversos pontos do mundo assinalem a data divulgando mensagens de compaixão, partilhando fotos, vídeos e mensagens escritas publicadas com a hashtag #withcompassion (#comcompaixão).

Esta segunda-feira, o líder tibetano volta a intervir desta vez em dois painéis, o primeiro dedicado às mudanças climáticas, o segundo à sabedoria e à experiência que manteve com outros laureados com o Nobel. Terça-feira, na sua intervenção final, falará sobre liderança na juventude e uma educação baseada em valores.