Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Bancos gregos vão continuar fechados

  • 333

ALEXANDROS VLACHOS/EPA

O encerramento das dependências bancárias gregas irá ser prolongado durante pelo menos mais uns dias

O Governo grego tenciona prolongar o encerramento dos bancos durante pelo menos mais uns dias, segundo indicaram quatro fontes bancárias à agência Reuters, antes da reunião que irão manter esta segunda-feira com o ministro das Finanças grego.

“O fecho dos bancos será prolongado até sexta-feira ou até à próxima segunda-feira”, afirmou um alto responsável bancário à agência de notícias.

Entretanto a AFP, que cita a agência grega, fontes oficiais bancárias dizem que os bancos devem permanecer fechados até quarta-feira e lembra que "novos desenvolvimentos" dependem agora do Banco Central Europeu (BCE).

O conselho de governadores decide hoje se mantem a 'tábua de salvação' da banca grega pela linha de emergência de liquidez (ELA). Esta é a atualmente a única via de financiamento dos bancos helénicos e está tudo de olhos postos no que dirá esta tarde Mário Draghi.

Na semana passada, a Grécia decretou o controlo de capitais - com o limite até 60 euros de máximo por dia nos levantamentos nas caixas multibanco - e o encerramento dos bancos, após o BCE ter congelado a linha de assistência financeira por a Grécia ter falhado no pagamento da dívida ao FMI.

As restrições foram impostas até a esta segunda-feira e é esperado que o Governo faça um novo decreto prolongando a medida.