Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Putin quer igualdade e respeito mútuo nas relações com os EUA

  • 333

SERGEI KARPUKHIN / AFP / Getty Images

O Presidente russo felicitou os Estados Unidos pelo Dia da Independência, que se celebra este sábado, aproveitando a ocasião para falar a Obama na necessidade de diálogo  

Tratamento igual e respeito mútuo. Foram estas as palavras utilizadas por Vladimir Putin num telegrama enviado a Barack Obama para felicitar os Estados Unidos pelo Dia da Independência, que se comemora este sábado no país.  

Apesar das divergências entre os dois países, as suas relações (segundo o Presidente russo) são um fator-chave para garantir a segurança e estabilidade mundial, solucionando crises globais.

Putin mostra-se confiante num diálogo com os Estados Unidos baseado na "igualdade" e "respeito pelos interesses mútuos", no sentido de encontrar soluções para problemas e desafios internacionais complexos. 

Recorde-se que os Estados Unidos (juntamente com a União Europeia) têm revelado sérias divergências em relação à Rússia no que respeita à crise no leste ucraniano, motivada - na perceção de Obama e líderes europeus - por Moscovo. Nesse contexto, Estados Unidos e países da União aprovaram um conjunto de sanções contra o Kremlin (prolongadas por mais seis meses em junho), que retorquiu limitando as importações de alimentos provenientes da União Europeia, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Noruega.