Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Visita de Estado. Hollande diz que Angola trabalha para a paz e progresso da região

  • 333

O Presidente francês, François Hollande, diz que Angola tem vindo a desempenhar um papel na estabilidade africana. Retórica de uma visita oficial

O Presidente francês, François Hollande, saudou esta sexta-feria a presença de Angola no Conselho de Segurança das Nações Unidas, sublinhando o papel que o país tem vindo a desempenhar na estabilidade da região. O chefe de Estado francês fez uma declaração à imprensa após um encontro privado com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.

Hollande destacou o papel de Angola na preservação da paz e segurança em África, frisando a situação da República Centro Africana. E definiu como "crucial" o papel de Angola no alcance da estabilidade da República Centro-Africana, numa altura em que, além da presença no Conselho de Segurança, Angola preside à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos. 

Angola e a França estão ainda a analisar a possibilidade do estabelecimento de acordos no domínio da cooperação técnico-militar. Hollande felicitou Angola pela estabilidade alcançada depois de longos anos de conflito e pelo reforço do seu processo de reconciliação, com um sistema multipartidário, estando a prever eleições, caminho que a França "encoraja plenamente".

A viagem a Angola de Hollande insere-se num conjunto de visitas a África, com passagem pelo Benim e por Angola. Depois de deixar Luanda, seguem-se os Camarões.