Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Barcelona suspende todas as novas licenças de alojamentos turísticos

  • 333

Getty

A medida ocorre após a nova autarca ter considerado que o turismo na cidade atingira o “ponto de saturação” e antecede a criação de um Plano Especial de Regulação do setor

A autarquia de Barcelona decidiu suspender por um ano a concessão de licenças para todo o tipo de alojamentos turísticos na cidade, o que se aplica a hotéis, aparthotéis, pensões, hostels, vivendas de uso turístico, residências de estudantes e albergues juvenis, segundo refere a agência EFE.

A medida surge após a nova autarca Ada Colau ter considerado que a exploração turística atingira um “ponto de saturação” em Barcelona e antecede a criação de um Plano de Regulação do Setor.

Colau considera ser necessário limitar o número de turistas, de modo a evitar que a cidade se torne numa nova “Veneza”, e que é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre os interesses do setor e os dos residentes.

Barcelona tem cerca de 1,6 milhões de habitantes. Em 2013 recebeu 7,57 milhões de turistas, 6 milhões dos quais estrangeiros.

A nova autarca, que assumiu funções a 15 de junho, foi uma das fundadoras da Plataforma dos Afetados pelas Hipotecas, que procurou fazer frente às ações de despejo despoletadas pelas dividas à banca.