Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Inglaterra em exercícios de contra-terrorismo

  • 333

Realiza-se esta terça-feira em Londres com o objetivo de preparar a capacidade de resposta das autoridades inglesas a ataques como os da Tunísia

Chama-se “Operation Strong Tower” - Operação Torre Forte - e tem lugar esta terça-feira nas ruas de Londres, reunindo membros das principais autoridades e serviços de emergência da Inglaterra para testar as capacidades de reação das organizações britânicas a atos de terrorismo.

Três dias depois dos ataques terroristas na Tunísia que provocaram cerca de 30 mortos britânicos, a operação quer preparar as autoridades contra o mesmo estilo de atentados, contudo segundo Maxine de Brunner, veterano da polícia metropolitana de Londres, “a operação está planeada há seis meses e não foi elaborada como resposta ao atentado na Tunísia”.

A operação que irá juntar centenas de pessoas, incluindo atores, irá ter uma escala nunca antes vista no país. " Vai ser muito realista” disse Brunner em declarações à Associated Press. 

O exercício que terá lugar em estações de metro abandonadas e junta 14 organizações, termina apenas nesta quinta-feira.
Alguns dos cenários que estão a ser preparados, têm como inspiração as situações vívidas no ataque ao jornal “Charlie Hebdo” em Paris e à situação de reféns em Sidney.