Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Homem imola-se pelo fogo em comboio de alta velocidade no Japão

  • 333

Reuters

O incidente causou dois mortos e um ferido grave. Um homem encharcou-se com combustível e ateou fogo a si próprio esta terça-feira, num comboio que seguia de Tóquio para Osaka, com mil pessoas a bordo

Um passageiro imolou-se pelo fogo no interior de um comboio de alta velocidade que efetuava a ligação entre Tóquio e Osaka, às 11h30 locais (3h30 em Lisboal) desta terça-feira, tendo provocado a sua própria morte e de uma outra passageira, além de um ferido grave.

O homem regou-se com gasolina e ateou o fogo com o isqueiro. As autoridades estão a tratar o caso como um suicídio. A imolação causou um incêndio dentro da primeira carruagem da composição e as vítimas terão falecido devido a “paragem cardiorespiratória”, segundo indicaram responsáveis do Ministério dos Transportes do Japão e dos bombeiros.

O comboio - um shinkansen (equivalente japonês ao TGV, que atinge velocidades de 320 km/h) levava mil pessoas a bordo e parou próximo da cidade de Odawara, após um passageiro ter acionado o botão de emergência. Outras vinte pessoas tiveram de receber assistência devido à inalação de fumo.

Os bombeiros ocorreram ao local para controlar o incêndio e auxiliar a saída dos passageiros. O comboio permaneceu parado durante três horas e durante esse período ligação por TGV entre a capital japonesa e Osaka esteve suspensa.