Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Pelo menos 27 mortos e 227 feridos em atentado no Kuwait reivindicado pelo Estado Islâmico

  • 333

RAED QUTENA / EPA

Ataque ocorreu esta sexta-feira no final da oração do meio-dia. Teve como alvo uma mesquita localizada junto a uma zona comercial e habitacional

Pelo menos 27 pessoas morreram e várias ficaram feridas esta sexta-feira num ataque suicida numa mesquita na capital do Kuwait, onde se encontravam cerca de dois mil xiitas para a oração da hora de almoço. O autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) já reivindicou o ataque. 

Um comunicado do Ministério do Interior, divulgado pela agência estatal KUNA, refere a existência de 227 feridos, além de ter atualizado o número de mortos para 27 - dados de domingo, 28 de junho.

A agência oficial de notícias "Kuwait News" indica que o ataque teve como alvo uma mesquita localizada no bairro de al-Sawabir, junto a uma zona comercial e habitacional da capital. Segundo o membro do Parlamento do Kuwait Khalil al-Salih, tratou-se de uma forte explosão que danificou as paredes e o teto.  Vários corpos encontram-se espalhados pelo local.  

Durante o ataque, o bombista suicida terá gritado três vezes "Allahu Akbar" (Deus é grande) antes de se fazer explodir junto a uma última zona de assentos na mesquita. Foi identificado como sendo Abu Suleiman Al-Muwahhid, que pertencia a um grupo extremista com ligações ao Daesh, segundo fonte oficial do governo citado pelo "Kuwait Times". 

A polícia criou um perímetro de segurança no local imediatamente depois da explosão, impedindo a entrada de pessoas, enquanto as ambulâncias transportam os feridos para o hospital.  

O chefe do governo do Kuwait já convocou uma reunião de emergência para discutir respostas ao ataque. Para o primeiro-ministro, sheikh Jaber al-Mubarak al-Sabah, que foi visitar esta sexta-feira de tarde os feridos no hospital Emiri, o ataque visou ameaçar a segurança do país e  a unidade nacional. 


[notícia atualizada às 19h20 de domingo, 28 de junho, com o número de vítimas]