Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Estado Islâmico tenta recuperar Kobane

  • 333

Os sucessivos ataques e a luta pelo seu controlo fizeram de Kobane uma cidade destruída

SEDAT SUNA/ EPA

Pelo menos 25 pessoas morreram, depois de combatentes do Daesh terem lançado um ataque à estratégica cidade junto à fronteira com a Turquia

Disfarçados como elementos do Exército Livre da Síria, combatentes do autodenominado Estado Islâmico (Daesh) lançaram na madrugada desta quinta-feira um ataque em Kobane, numa tentativa para recuperar o domínio da estratégica cidade junto à fronteira com a Turquia.

Segundo Rami Abdel Rahman, chefe do Observatório Sírio para Direitos Humanos, organização com sede em Londres, os jiadistas começaram por detonar um carro-bomba, tendo depois começado a disparar indiscriminadamente sobre civis. Pelo menos 25 pessoas morreram.

Kobane foi libertada pelas forças curdas no final de janeiro. Com o objetivo de reforçar a sua posição, a cidade não foi o único alvo dos rebeldes, que atacaram também al-Hassakeh, no norte da Síria.

As ofensivas do Daesh acontecem após uma série de perdas para os rebeldes. Nos últimos dias, o exército curdo, apoiado pelos EUA, tomou as cidades de Ain Issa e Tel Abyad.