Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Isabel II visita campo de concentração nazi pela primeira vez

  • 333

GETTY

A rainha e o marido, o Duque de Edimburgo, iniciaram ontem uma visita de Estado à Alemanha, que inclui uma deslocação ao antigo campo de concentração nazi de Bergen-Belsen, libertado pelas tropas britânicas há 70 anos

A deslocação da Rainha Isabel II e do marido, o príncipe Filipe, à Alemanha vai centrar-se principalmente nas cidades de Berlim e Frankfurt. Hoje, a monarca reúne-se com a chanceler alemã Angela Merkel em Berlim. A visita de quatro dias acontece na sequência do convite do Presidente Joachim Gauck, eleito em  março de 2012, com quem Isabel II também tem encontro agendado. 

Amanhã a comitiva britânica deslocar-se-á ao centro financeiro de Frankfurt, onde a monarca planeia encontrar-se com populares na praça central da cidade.  

Na sexta-feira Isabel II segue viagem para a região da Baixa Saxónia, para visitar o campo de concentração de Bergen-Belsen, onde Anne Frank e a sua irmã Margot morreram poucas semanas antes da libertação do campo pelos britânicos, a 15 de abril de 1945. No decorrer da visita está também previsto um encontro com sobreviventes e libertadores do campo nazi e uma visita ao memorial dedicado às irmãs Frank. 

Está é a sétima visita de Isabel II à Alemanha, país que já foi palco de quatro visitas de Estado e duas visitas oficiais da rainha. As visitas de Estado anteriores aconteceram em maio de 1965, maio de 1978, outubro de 1992 e novembro de 2004.