Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tsipras não se conforma com solução parcial

  • 333

A Grécia quer programa "sustentável" acompanhado por um pacote de crescimento. Os problemas futuros do primeiro-ministro podem estar em casa.

A Grécia "está à procura de uma solução compreensiva e sustentável que seja acompanhada por um pacote de crescimento", disse o primeiro-ministro grego  após a reunião em Bruxelas com os líderes da zona euro. Alexis Tsipras deixou claro não se conforma com uma solução parcial.

As propostas gregas foram aceites como base num possível acordo com os credores, referiu o chefe do governo helénico, no poder há cinco meses, tendo sido o fim da austeridade uma das promessas eleitorais.

Se o impasse com os credores parece estar a esvanecer-se, é em casa que Tsipras pode encontrar resitência. Depois da comitiva grega chegar a um acordo com Bruxelas, esse documento tem de ser aprovado no parlamento grego. Alguns orgãos de comunicação locais afirmam que a proposta dificilmente passará no parlamento helénico. Alexis Mitropoulos, do Syriza, disse, citado pelo jornal "The Guardian", que "estas medidas não podem ser votadas, são extremamente anti-sociais".