Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

10 mortos em tiroteio no México

  • 333

Familiares das vítimas no local onde ocorreu o tiroteio

STR/EPA

As autoridades mexicanas acreditam que o crime foi motivado por uma disputa entre grupos criminosos

Helena Bento

Jornalista

Pelo menos dez pessoas morreram este sábado num tiroteio num centro de distribuição de cerveja no município de García, no estado mexicano de Nuevo León.

Um dos membros das forças policiais, citado pela BBC, disse que os atacantes, distribuídos em dois veículos, entraram na propriedade e exigiram dinheiro ao trabalhadores. Depois disso, terão começado a disparar.

As vítimas trabalhavam no centro de distribuição. Sete morreram no local e foram encontradas nuas ou seminuas pelas forças policiais. Outras três morreram no hospital.

As autoridades mexicanas acreditam que o crime foi motivado por uma disputa entre grupos criminosos.

No local, foram ainda encontradas armas, munições e sete quilos de marijuana.

Nuevo León foi palco de várias ofensivas contra os cartéis de droga durante o mandato de ex-Presidente mexicano Felipe Calderon, que governou o país durante seis anos, de 2006 a 2012. Mas a partir de 2013 o número de crimes começou a aumentar novamente.

O atual governador do estado de Nuevo León, Jaime Rodriguez, foi presidente da Câmara de García. Durante o seu mandato, foi vítimas de duas tentativas de assassínio, alegadamente perpetradas por um dos mais violentos grupos criminosos do país, os denominados Zetas.