Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Rupert Murdoch resigna a favor do filho

  • 333

Aos 84 anos, Rupert Murdoch deixa a liderança do grupo

FOTO Hyungwon Kang/REUTERS

O patrão da 21st Century Fox vai abandonar a liderança do grupo já no próximo dia 1 de julho. Rupert vai passar a pasta ao filho James Murdoch

É oficial. Rupert Murdoch, de 84 anos, está cansado e vai abandonar a 21st Century Fox este mês. O gigante dos media passará a pasta de CEO do grupo ao filho James, de 42 anos, que, de resto já desempenhava as funções de coadministrador.

O filho mais velho de Rupert, Lachlan, de 43 anos, é tido como o novo coadministrador executivo da Fox, dividindo o cargo com o pai.

A partir de 1 de julho todo as empresas do grupo - dos canais televisivos à produção cinematográfica - reportarão diretamente aos descendentes de Rupert, que tomam o lugar de Chase Carey, há muito chairman da Fox.

"Foi sempre uma prioridade nossa assegurar uma liderança estável e a longo prazo para a companhia, estas mudanças de cargos atingem esse objetivo", afirmou Rupert Murdoch.

A holding Twenty-First Century Fox inclui a Fox News Channel, Fox Broadcast Network e a 20th Century Fox Movie Studio.

Rupert foi o CEO do grupo desde 1979 e chairman desde 1991. Tendo ainda a seu cargo as funções de administrador executivo da News Corp., empresa que detém o "The Wall Street Journal" e o "New York Post", e a editora HarperCollins.

Remodelações no grupo
O "The Wall Street Jounal" e a agência económica Down Jones, também pertença do grupo, vão iniciar um processo de remodulação, sendo o primeiro passo dado com o despedimento de um número indeterminado de funcionários. Todas as alterações serão feitas no âmbito de um programa de reorientação dos recursos em face dos meios tecnológicos. No mesmo sentido, várias sucursais estrangeiras ligadas às referidas empresas vão ser encerradas e vários blogues vão desaparecer.