Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Os americanos não são amigos da onça, que estão oficialmente extintas

  • 333

A última onça americana foi vista na década de 1980. Agora, estes animais, também conhecidos por pumas do leste, estão oficialmente extintos na América do Norte. É o que diz uma das principais agências ambientais dos EUA

Os Serviços de Proteção dos Peixes e da Vida Selvagem dos EUA passaram uma certidão de óbito à 'espécie' dos pumas de leste, a que vulgarmente chamamos onças. Ao longo dos últimos quatro anos estes serviços procuraram encontrar evidências e sinais sobre a existência de onças no território americano. Não encontraram e, anunciaram esta terça-feira, que o animal deve ser retirado da lista de proteção federal.

A última vez que se estabeleceu contacto com uma onça foi há cerca de 80 anos. A partir da década de 1970 do século passado só se registaram avistamentos deste animal selvagem. Em 2011,  os serviços de Proteção dos Peixes e da Vida Selvagem, deram o animal como extinto mas decidiram realizar um  novo estudo antes de formalizar a decisão de o eliminar das listas de proteção federal da vida selvagem.

Os resultados apresentados esta terça-feira demonstraram que os avistamentos registados, eram na verdade avistamentos de panteras da Florida ou leões de montanha, animais que por vezes vagueiam pelas áreas do país, que outrora foram habitadas por onças. Para chegar a estas conclusões, foram analisadas informações provenientes de 21 Estados federais dos EUA e de províncias canadianas.

Este e outros felinos, chegaram a ser os mamíferos mais comuns da América do Norte. A caça frequente contribui para uma redução drástica deste tipo de animais.  Há razões para crer que a grande onda de emigração para a América no século XIX tenha contribuído de forma decisiva para o desaparecimento deste animal, já que os pioneiros transformaram o habitat dos felinos em pastagens.

A desflorestação foi também considerada um fator para a extinção da espécie, pois destruiu o ambiente natural dos veados de rabo-branco, uma das presas mais procuradas pelas onças. 

A pantera da Florida também está ameaçada de extinção. Os serviços de Proteção da Vida Selvagem mantém o processo aberto até 17 de agosto, e estão disponíveis para comentários
à decisão de retirar a 'nossa' amiga onça da lista de animais em perigo de extinção. Porque tudo indica que já não há onças na América